REPRESENTATIVIDADE É VIDA!

REPRESENTATIVIDADE É VIDA!
Vote nesse post!

Representatividade é algo tão maravilhoso, que achei esse título bem pertinente. !

Tenho percebido que atualmente muito se fala sobre a tal da representatividade. Eu, pessoalmente amo o tempo que estamos vivendo.

Pra algumas pessoas pode parecer loucura eu falar isso, mas no meu prisma, as coisas só tem melhorado.

Claro, não estamos vivendo um ideal de realidade, onde todos somos unidos, sem preconceitos, ajudamos uns aos outros sem pedir nada troca, e tudo o mais que UM IDEAL pode conter.

Mas ai é que mora o X da questão. O ideal é uma ideia, não é REAL. E quando nos direcionamos pelo IDEAL, tudo o que é real, se tornar negativo, pesaroso e trabalhoso.

Por quê? Por que a ideia, geralmente carregada de ilusões e incompreensões nossas devido ao nosso nível de entendimento do que é a vida, nega a realidade, e por mais que seja um excelente guia para transformações importantes, não deve ser levada como algo que ” TEM QUE SER”.

O que eu quero dizer até aqui: é que estamos evoluindo muito mais rápido do que fazíamos antigamente. E ao reconhecermos isso, fortificamos a realidade, e geramos motivação pra continuar transformando-a.

Até poucas décadas atrás, as representações da mulher/homem negro, eram extremamente negativas.

Só eram dados os papéis de escravos, serviçais ou vilões desalmados aos representantes da raça.

Era a única identificação que se fazia. As crianças da época, só viam seus semelhantes representados a margem da sociedade.

Com os passar do anos, essas representações foram se modificando, e hoje estão bem melhores se comparadas ao início.

Claro, volto a repetir que não é o IDEAL. Com certeza não, mas é melhor do que sempre foi.

E se a tendência é melhorar, como podemos influenciar de forma positiva para acelerar essa renovação da representatividade negra na sociedade?

brudecoracao-representatividade-3

Minha solução é celebrar e valorizar artistas negros, continuar a nos desenvolver positivamente, afim de criar projetos que rompam a questão das raças, como faz a música, a dança, os próprios vídeos de youtube.

Nos capacitarmos para produzir, dirigir, levantar fundos para realizar produções e projetos de qualidade, sem ter que pedir ou depender de outras pessoas ou corporações, que são muitas vezes consideradas como as grandes responsáveis pela pouca representatividade. Não precisamos mais depender disso.

brudecoracao-representatividade-2

Graças a internet, temos hoje a possibilidade de produzir nós mesmo conteúdos que tenham pessoas de qualquer raça representando qualquer papel.

Não dependemos mais de uma grande emissora escalar UMA negra ou 3 negros para ser protagonistas de novela. Nós podemos buscar e criar nossas referências com mais liberdade.

O que gostaria de passar, é que a representatividade esta a cada dia mais expansiva. E se tivermos mais clareza de nossas habilidades, podemos parar de pedir para sermos representados nas mídias, e começar a simplesmente SERMOS nós mesmos, nas mídias, como é o caso de alguns exemplos:

brudecoracao-representatividade-5
  1. Alcione
  2. Beyonce
  3. Drake
  4. Grande otel
  5. Jay z
  6. Jorge Aragão
  7. Juliana Alves
  8. Matinho da vila
  9. Nicky Minaj
  10. Paulinho da Viola
  11. Rihanna
  12. Seu Jorge
  13. Sheron Menezes
  14.  Adriana Lessa
  15.  Glória Maria
  16.  Halle Berry
  17.  Ilde Silva
  18.  Lázaro Ramos
  19.  Milton Gonçalvez
  20.  Thays Araújo
  21.  Viola Davis
  22.  Whoopi goldberg
  23.  Will Smith

Foi através do auto-desenvolvimento de cada um desses artistas, que atingiram por consequência o sucesso e reconhecimento, que se da a representatividade deles na mídia hoje em dia.

Mas podemos aumentar cada dia mais essa número, nos desenvolvendo também.

brudecoracao-representatividade-4

A verdade é que cada vez mais depende só de nós mesmos. Se nos conscientizarmos de nosso talentos e capacidades,  vamos nos inserirmos nos meios de comunicação com naturalidade e nos enxergarmos como referência positiva uns para os outros.

brudecoracao-representatividade-1

Por isso, acredito que o auto-desenvolvimento esta intrinsecamente ligado a quebra de padrões e preconceitos antigos em nossa sociedade.

Também tem vídeo falando sobre esse assunto lindo e maravilhoso, vem dar uma espiada:

Deixe uma resposta