EMPODERAMENTO: A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO FEMININO!

EMPODERAMENTO: A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO FEMININO!
5 (100%) 1 vote

Olá, você!

O assunto “EmPODERamento feminino” é bastante vasto e rico em termos de áreas em que ele abrange. Existe o empoderamento pessoal, em que nós mulheres assumimos completamente o nosso poder pessoal dentro das nossas vidas, e fazemos transformações incríveis como:

  1. Sair de um relacionamento abusivo
  2. Deixar de depender de marido, parente e até mesmo do governo
  3. Assumir o cabelo e a beleza natural de cada uma de nós
  4. Apoiar e fortalecer outras mulheres que buscam emPODERar-se

Entre tantas outras transformações positivas que essa atitude faz em nossas vidas.

Quando buscamos essa trajetória transformadora, na maioria dos casos, também lidamos com a questão do emPODERamento na área profissional de nossas vidas.

Não atoa, nós mulheres estamos transformando a sociedade, afim de tornar ambos os gêneros igualmente importantes e remunerados em suas áreas de atuação.

Muitas coisas ainda precisam ser mudadas, mas caminhamos para um mundo mais justo em relação a isso.

O mercado de trabalho, ainda é composto por uma maioria de pessoas das gerações anteriores, que ainda possuem uma visão machista do mundo do negócios, e que continuam perpetuando essa diferença entre homens e mulheres.

Contudo, devido as facilidades que temos hoje, em adquirir informações e conhecimentos, nós mulheres somos totalmente capazes de construir nosso próprio negócio, e não mais ficar a mercê de alguém que queira nos limitar.

Portanto, acredito que uma das soluções para transformarmos essa visão atrasada da sociedade é nos tornarmos empreendedoras, e construir nosso próprio negócio.

EMPREENDEDORISMO FEMININO.

O empreendedorismo feminino ganha mais espaço no mercado de trabalho a cada dia. Estamos no:

  • comércio
  • indústria
  • prestação de serviços
  • negócios digitais

E já mostramos que o empreendedorismo não é exclusividade dos homens.

Claro que uma das motivações da mulher em buscar o empreendedorismo é a questão financeira. Mas além disso, também buscamos exercer uma atividade nos traga satisfação.

Outro razão, é a vontade de fazer a diferença e trazer algo de novo e positivo para o mundo, através do nosso ponto de vista.

DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

Estamos ganhando mais espaço no mercado a cada dia que passa, mas isso ainda não significa que não temos mais desafios a serem superados, apenas pelo fato de sermos mulheres.

O desafio mais comum é a falta de autoconfiança. Essa é uma característica que muitas vezes adquirimos por conta de uma educação castradora e machista, que a mulher com a única função de cuidar da casa e dos filhos.

O segundo desafio é reflexo do primeiro: a dupla jornada feminina.

Embora o papel no desenvolvimento social e econômico esteja claro para as mulheres empreendedoras de hoje, na maioria dos vezes, ainda somos as principais responsáveis pela administração da casa e da criação moral e educacional dos filhos.

E ainda temos um terceiro desafio, e que a questão do preconceito e discriminação no ambiente de trabalho que ainda persistem, gerando a diferença de oportunidades em relação aos homens

COMO SUPERAMOS ESSES DESAFIOS DE EMPREENDER?

Os desafios de ser mulher e empreender são superados com o uso de nossas características naturais, e isso vem sendo indicado em várias pesquisas sobre o assunto.

Mas quais são essas características tão fundamentais que nos ajudam a superar essas dificuldade? São elas:

  1. Maior atenção aos detalhes
  2. Intuição apurada e muito sensitivas (o que ajuda a melhorar o desempenho na gestão de negócios)
  3. Iniciativa, coragem e determinação. (somados aos ítens anteriores faz com que as coisas aconteçam mais facilmente para Elas do que para Eles)
  4. Investimento mais em capacitação. (Pesquisas revelam que a proporção de mulheres empreendedoras com Ensino Médio é o dobro do que a de homens)
  5. Buscam bem mais informações sobre o negócio que pretendem abrir do que os homens. ( O Sebrae aponta que as mulheres buscam muito mais informações que os homens)
  6. São atenciosas e cuidadosas com os clientes ( o que incentiva a fidelização, e cria um negócio com uma base sólida e duradoura de consumidores)
  7. Conciliam melhor suas atividades profissionais com as atividades pessoais, (dando estabilidade ao negócio)

QUAIS SÃO AS OPÇÕES PARA INICIAR UM EMPREENDIMENTO?

Existem várias formas de inicia sua jornada no empreendedorismo. Vou citar aqui 5 tipos de empreendedorismo, para te ajudar a pensar na melhor maneira de empreender para VOCÊ!

1. Empreendedorismo Tradicional

O empreendedor tradicional, como o próprio nome sugere, é o mais comum nas empresas. Geralmente é aquele cara que já trabalhou de forma independente pelo menos uma vez na vida e decidiu então abrir o próprio negócio.

A maior motivação desse tipo de empreendedor é “por que trabalhar para os outros por tantos anos enquanto posso ter o meu próprio negócio, já que tenho experiência e autoridade no assunto?”.

Para ele, o mais importante é trabalhar e obter resultados imediatos. A maioria não possui formação acadêmica ou cursos, faz da sua própria experiência de vida o gatilho para abrir o negócio.

2. Empreendedorismo Informal

Esse é o tipo de empreendedorismo que não pensa muito no futuro, visando apenas suprir as necessidades no momento.

Um exemplo, seriam as pessoas que vendem mercadorias nas ruas ou os autônomos que vendem diversos serviços.

Na maioria dos casos, essas pessoas empreendem precisam, mas não têm grandes expectativas.

Porém com a iniciativa do Micro Empreendedor Individual, essa situação tem mudado.

3. Empreendedorismo Franqueado

Ainda não é tão reconhecido como acontece com os demais tipos, mas aqui também existe uma posição de gestão que deve ser reconhecida.

O perfil da empreendedora franqueada, é geralmente alguém que busca uma renda mensal média e também o retorno do investimento.

E isso as torna bastante e focadas e dedicadas para alcançar os resultados desejados.

4. Empreendedorismo Corporativo

É aquele que acontece dentro da empresa em que se trabalha.

O perfil dessa empreendedora é aquela que sempre busca inovação, tem boas ideias e ajuda a empresa a elevar os resultados positivos.

Esse perfil que todas as empresas buscam em um colaboradora.

5. Empreendedorismo digital

É aquele que acontece quase que exclusivamente de forma digital, na internet. Pode ser um:

  • e-commerce
  • blog
  • prestação de serviços online
  • etc…

O perfil dessa empreendedora é geralmente comunicativo, antenada as novidades do seu setor, buscando trazer sempre novidades e informações relevantes para aqueles que estão interessados no assunto.

Essa profissional acaba se tornando uma influência digital no seu mercado de atuação, e com isso promove não só sua empresa, como empresas parceiras também.

Espero que te esse post te inspire a buscar seu próprio empreendedorismo e criar a vida financeira que você sempre desejou ter!

Se você gosta de postagem que te motivem a buscar o empoderamento, aposto que vai adorar os posts:

Sabe aquela sua best, irmã, prima, ou coleguinha mesmo que está precisando de um empurrãozinho? Compartilha com ela(s) esse post!

 

Deixe uma resposta