EMPODERAMENTO: 3 EMPRESÁRIAS BRASILEIRAS DE SUCESSO!

EMPODERAMENTO: 3 EMPRESÁRIAS BRASILEIRAS DE SUCESSO!
5 (100%) 1 vote

Olá, você!

Hoje quis trazer para o blog, 3 inspirações de mulheres empreendedoras que tem empresas de sucesso, e são uma inspiração para outras tantas de nós que também buscam o crescimento profissionais em seu ramo de atuação.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizou uma pesquisa que revelou que companhias com mulheres na liderança são mais lucrativas.

Portanto a liderança feminina está ligada ao desempenho de uma empresa.

No entanto, apenas 5% dos cargos de CEO’s no mundo são ocupados por mulheres, segundo a OIT.

POR ENQUANTO…

E digo isso, por que percebo um movimento feminino na sociedade nunca visto antes. Estamos ganhando o mercado de trabalhos através do nosso próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Antigamente, devido ao pensamento machista amplamente difundido na sociedade, os cargos que contratavam e geriam as empresas eram formados por pessoas de uma geração em que era comum dar o poder aos homens, apenas.

Mas isso tem mudado!

Com a saída dessas pessoas do mercado de trabalho, as mais jovens, que são da geração em que a mulher está no mesmo nível de competitividade do homem, estão assumindo os cargos de liderança, e ajudando a promover a igualdade entre os gêneros.

Além do que, devido ao nosso maior interesse por buscar conhecimento, temos visto diversas possibilidade de empreender, e inicia nosso próprio negócio, não dependendo mais de que outras pessoas decidam nosso futuro profissional.

Esse foi o caso da empresária Zica Assis.

A Fundadora do Instituto Beleza Natural,  já tinha sido empregada doméstica e cabeleireira antes de iniciar seu negócio de sucesso.

A idéia veio a partir da necessidade de cuidar do seu próprio cabelo. Seus cabelos cacheados eram difíceis de manter sempre bonitos, e ela também não queria alisá-los.

Então, a ela criou a empresa: Beleza Natural, uma rede de salões de beleza especializados em cabelos crespos e ondulados.

Ela já foi listada pela Forbes como uma das dez mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, e também foi a  inspiração para a personagem Monalisa, vivida por Heloísa Périssé na novela “Avenida Brasil”.

Outro exemplo incrível de empreendedora de sucesso é a líder da Magazine Luiza: Luiza Helena Trajano

A empresa Magazine Luiza ja possui aproximadamente 800 lojas em todo o Brasil!

Apesar do nome da empresa ser Luiza, a homenagem é para a sua tia Luiza Trajano Donato, que ao lado do marido, fundou a empresa em 1950.

Luiza Helena foi crescendo dentro da empresa ao longo dos anos até receber o convite de sua tia para assumir a liderança.

Ela é considerada uma das mulheres mais influentes do país, e gosta de acompanhar todos os processos da empresa bem de pertinho.

Carla Sarni – Fundadora da Sorridents

A Dra. Carla Renata Sarni sonhava em oferecer um atendimento odontológico de qualidade, com dedicação, preço justo e acessibilidade.

Em 1995, quando finalizou seu curso, ela conseguiu uma vaga como dentista terceirizada em um consultório dentário na zona leste de São Paulo, e em três meses de trabalho, Carla criou uma excelente carteira de clientes, devido ao seu carisma, dedicação e amor à profissão.

Então, a doutora abrisse sua própria clínica, onde passou a trabalhar em parceria com uma colega de profissão. Carla percebeu na época que poderia atingir dois sonhos e alcançar o sucesso:

  1. promover saúde bucal a toda a população
  2. fazer com que sua clínica crescesse de maneira significativa.

E seu objetivo tem sido cumprido desde então. A previsão é que até 2018, a marca alcance 350 clínicas em operação em todo o território nacional.

Sorridents hoje, ajuda a democratizar o acesso à saúde bucal para a população carente. A Dra. Carla iniciou um projeto social para atender crianças carentes por meio do trabalho de dentistas voluntários.

E mantém dois consultórios dentários nas favelas da Vila Prudente, e do Pantanal, em São Miguel Paulista, ambas em São Paulo. O projeto ainda visa instalar clínicas em outras regiões carentes em todo o país.

São histórias como as dessas mulheres que me inspiram a buscar meu próprio desenvolvimento e crescimento profissional, e também inspirar muitas outras mulheres que se tornarem empreendedoras de sucesso e mudar o mundo!

 

Deixe uma resposta