DECORAÇÃO: 10 DICAS PARA DECORAR AMBIENTES PEQUENOS!

DECORAÇÃO: 10 DICAS PARA DECORAR AMBIENTES PEQUENOS!
5 (100%) 1 vote

Olá, você!

Hoje é dia de dica de decoração por aqui! Oba.

Vim falar sobre os imóveis pequeninos nossos de cada dia! Devido o crescimento populacional, a tendência do mercado imobiliário é ir reduzindo os m² dos empreendimentos, visando uma maior quantidade de pessoas por prédio ou condomínio.

Por conta disso, as pessoas tem se visto em uma sinuca de bico, não sabendo exatamente como projetar seus imóveis, afim de valorizar cada cantinho, e faze-lo parecer amplo e confortável.

Então, separei 10 dicas maravilhosas que com certeza vão te auxiliar a escolher como decorar sua casa ou empresa, de forma que pareça amplo, organizado, funcional e confortável acima de tudo.

Vem dar uma espiada nesses outros posts sobre decoração também, aposto que você vai adorar:

  1. Decoração – Como usar as cores na decoração? O guia definitivo para a decoração colorida!
  2. Como descobrir seu estilo na decoração?
  3. Decoração: 12 dicas para melhorar qualquer ambiente!
  4. Decoração: 7 Dicas para ter um bar estiloso em casa.

E se você curtir esse post, compartilha com seus amigos nas redes sociais, ficarei muito feliz!

Facebook
Google+
Twitter
Linkedin
Email

1- Use espelhos!

Quem nunca visitou um apartamento decorado, para conhecer a planta do imóvel, e ficou encantada com a forma que a decoração foi feita, deixando o ambiente claro, amplo e convidativo?

Pois existem alguns truques que ajudam os designers a valorizar esse espaço, e o primeiro deles é definitivamente usar espelhos!

Esse material reflexivo ajuda a enganar o olhar, e fazer o ambiente parecer maior. Além de ajudar a distribuir a luz, tanto natural quanto artificial.

Você pode usar um espelho emoldurado na sala de jantar, ou até mesmo fazer uma parede toda revestida com o material. Isso vai depender do seu estilo de decoração e orçamento.

 

2- Cores claras

As cores claras ajudam a fazer ambientes pequenos parecerem maiores, pois são capazes de rebater maior quantidade de luz.

Portanto, quanto menor o ambiente, mais claridade ele precisa transmitir para ajudar a criar a sensação de amplitude. A dica aqui é manter cores mais escuras próximas ao chão.

Mas não é por que as cores claras são as ideais que a composição vai ficar monótona. Você pode aplicar a cor no ambiente em objetos decorativos, almofadas, tapetes e cortinas, plantas e etc.

Se você tem dúvidas sobre como usar cores na decoração do seu cantinho especial, baixe o ebook que eu fiz sobre esse assunto gratuitamente:

3- Acabamentos brilhantes

Como ambientes pequenos precisam do máximo da iluminação que seja possível de criar e manter, para ajudar a manter a sensação de amplitude do espaço, os acabamentos dos móveis, paredes, pisos, e etc, podem ajudar bastante a conservar essa claridade.

As opções são muitas: para salas, dormitórios, escritórios e cozinhas, os móveis podem ter acabamento em laca, espelhado, ou beem brilhante.

Para banheiros, cozinhas, áreas de serviço e varandas, o uso de pastilhas de vidro, granitos ou materiais similares com bastante brilho, vidros, cromados e espelhos também são grandes aliados na decoração de ambientes pequeninos

4- Móveis multi-funcionais

Quando estamos projetando um ambiente pequenos, os móveis multi-funcionais são perfeitos para dar mais funções a um mesmo espaço.

Isso ajuda a valorizar mais ainda cada m² do seu imóvel, dando múltiplas funções a cada ambiente.

Um exemplo ótimo, são estantes que viram cama. Elas permitem que o mesmo ambiente se torne sala de estar e dormitório, perfeito para studios.

Existem também mesas com várias alturas ou larguras numa mesma peça. Elas ajudam a criar mais espaço para receber convidados para um jantar, ou até mesmo um local para trabalhar em casa.

5- Organização vertical

Aproveite a altura do seu pé direito para criar espaços de armazenamento bonitos e descolados. Você pode criar esses espaços com nichos, armários aéreos, estantes, nichos embutidos, entre outras maneiras.

É importante não sobrecarregar o ambiente com muitos armários e prateleiras. Tente deixar o aspecto mais suave e minimalista que puder, para que não passe justamente a sensação de apertado e até mesmo sufocante.

6- Camadas de iluminação

Como o grande segredo da decoração de qualquer ambiente é a iluminação, num ambiente pequeno, esse aspecto é ainda mais importante.

Quanto maior e melhor distribuída é a iluminação do lugar, mas interessante, amplo e confortável ele nos parece também.

 

7- Escala dos objetos

A escala dos objetos e móveis que pretendemos colocar no nosso imóvel, deve ser compatível com o espaço em si.

Ou seja, por mais maravilhoso que seja aquele sofá componível, com chaise long, e um canto que permite umas 10 pessoas sentarem, ele não vai valorizar sua sala de estar que tem 5m².

Por isso, é preciso cuidado ao escolher tanto o mobiliário quanto a decoração de pequenos ambientes, para que eles cumpram a sua função, seja ela descansar, trabalhar, receber convidados, preparar alimentos, efim… e que também permita que haja uma boa circulação, e claro, conforto!

8- Móveis transparentes

Uma boa dica para não pesar na composição de pequenos ambientes, é incluir móveis que tenham um acabamento transparente, geralmente feitos em acrílico ou vidro.

Eles também ajudam a refletir mais luz pelo ambiente, além de trazer um aspecto clean e elegante para a composição.

9- Pendure cortinas cumpridas

Quando utilizamos cortinas, emolduramos as janelas, e também conseguimos um controle melhor da entrada de luz natural no ambiente.

E ao instalarmos cortinas que peguem todo o pé direito do local, ajudamos a criar a sensação de mais espaço. Pois percebemos melhor o pé direito do ambiente, e isso ajuda a aumentar a sensação de amplidão.

10- Mantenha a organização

E para finalizar, o ultimo aspecto a ser cuidado com carinho, é a organização!

Fundamento para ambientes pequenos, sem o hábito de organizar sua casa ou empresa, o espaço que é pequeno vai parecer menor ainda!

O acúmulo de coisas desnecessárias, ou somente a falta de organização das coisas necessárias são grandes agentes contra uma decoração interessante, funcional e confortável.

Procure pensa em estratégias para utilizar seu ambiente de forma a ser capaz de guardar nele tudo aquilo que é necessário.

Se você gostou desse post, comenta e compartilha comigo suas idéias também! Muito obrigada, até a próxima!

Deixe uma resposta